Início do Conteúdo Principal

BONS HÁBITOS

  • 16/09/2009
 

Alongamento

Importância

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. Quando se alonga no início do treino, estica-se os musculos, deixando-a aquecida para o exercício.

Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo e dessa muita gente esquece. Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo, além disso, elimina o ácido láctico que provoca dores musculares.

É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

Vantagens

  • Redução de tensões musculares;
  • Relaxamento;
  • Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
  • Aumento do arco de maleabilidade;
  • Prevenção de lesões;
  • Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
  • Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada;
  • Ativa a circulação;
  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
  • Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Não deixe de fazer!

Quadríceps
Apóie uma mão em um ponto fixo. Leve o calcanhar em direção aos glúteos e segure o pé com a outra mão. Sustente a posição ao longo de 20s. Em seguida, faça o mesmo com a outra perna.

Panturrilhas
Apóie os antebraços em uma parede. Flexione uma perna e posicione-a um pouco para a frente e estenda a outra para trás, adiantando ligeiramente os quadris. Forme uma linha reta entre o tronco e a perna estendida. Quanto mais para trás colocar o pé, maior o alongamento.

Isquiotibiais
Em pé, de frente para uma barra ou uma mesa, por exemplo, coloque o calcanhar sobre ela e mantenha a perna estendida. A outra perna que está servindo de apoio deve ficar ligeiramente flexionada e com o pé apontando para a frente. Não é necessário formar um ângulo reto com a perna que está elevada, cada corredora deve realizar o movimento até o ponto em que a sua flexibilidade permite.

Flexores dos Quadris
Em pé, coloque uma perna para a frente e flexione o joelho até formar 90º. Deixe a outra perna estendida para trás. Baixe os quadris lentamente.

Abdutores
Em pé, também de frente, para uma barra ou uma mesa, apóie o calcanhar sobre o obstáculo e mantenha a perna estendida. A outra que serve de apoio deve ficar um pouco flexionada e com o pé paralelo à barra. Deixe o tronco pender em direção ao pé elevado e sinta a tensão no músculo abdutor.

Iliotibial
Em pé, flexione o tronco para frente e para baixo, com as pernas cruzadas. A perna que está à frente fica levemente flexionada e a detrás totalmente estendida.

Adutores
Sente-se no chão e uma as plantas dos pés. Segure os pés com as mãos ao solo. Se precisar, ajude o movimento com os cotovelos. Sustente a coluna ereta, ainda que leve o tronco um pouco para a frente.

Piramidal
Deite-se de barriga para cima, flexione um joelho a 90º e volte-o para o lado contrário, passando-o sobre a perna que está estendida. Com a mão oposta, pressione o joelho flexionado em direção ao chão e, ao mesmo tempo, gire a cabeça para o outro lado. Mantenha o braço que não participa do movimento estendido ao lado do corpo. Deixe os pés e os joelhos relaxados e os ombros apoiados no solo.

Giro Espinhal
Sente-se, deixe uma perna estendida, flexione a outra e coloque o pé ao lado da parte exterior do joelho estendido. Coloque o cotovelo oposto na região exterior da coxa e empurre o joelho com ele. É um ótimo alongamento para as costas, a caixa torácica e a parte lateral dos quadris.

 

Fonte: Revista Sport Life. Nº. 60.


Desenvolvido com por W3 CORP

Avisos Importantes