A. A. P A L M E I R A S
RUA CAPITÃO JOSÉ RIBEIRO, 352 - JAÚ / SP - FONE-FAX 3622-5446 / 3621-5104 / 99815-1056
CNPJ – 44.521.623/0001-85 - e-mail – esportes@palmeirasjau.com.br
REGULAMENTO
Campeonato de Vôlei Masculino e Feminino - 2025
2º Semestre
Capítulo I – Da Promoção e Objetivos
Art.º1º - A Comissão de Esportes, legalmente instruída pela Diretoria da Associação Atlética Palmeiras para promover, organizar e dirigir os Campeonatos Internos do Clube aprova o presente Regulamento para o Campeonato de Vôlei Masculino e Feminino 2025, 2º Semestre.
Art.º2º - Os atletas e as equipes formadas pela Comissão de Esportes ficam sujeitas aos preceitos deste Regulamento.
Capítulo II – Da Organização e Direção
Art.º3º - O Campeonato obedecerá às disposições deste regulamento,das regras e do código desportivo da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e das demais legislações esportivas vigentes, afeitas as modalidades.
Art.º4º - A Organização e coordenação organizadora da Associação Atlética Palmeiras, que cumprirá e fará cumprir este regulamento.
- Aos organizadores compete:
- Interpretar este regulamento e zelar pela sua perfeita execução;
- Elaborar, observar e fazer cumprir a tabela de jogos;
- Julgar os casos omissos deste regulamento;
- Apreciar e julgar todas as infrações ocorridas durante a competição.
Capítulo III – Dos Participantes
Art.º5º - As equipes que participarem do campeonato serão consideradas conhecedoras deste regulamento, bem como das leis e regras da modalidade.
§- Para dar início/continuidade a partida, é necessário, cada equipe, ter no mínimo 5 atletas em quadra.
Art.º6º - Os atletas que abandonarem a sua equipe durante o transcorrer do campeonato ou partida, poderá ser excluído do atual campeonato, podendo ser julgado perante Código Disciplinar Desportivo do Clube.
Capítulo IV – Das Inscrições
Art.º7º - As inscrições dos atletas deverão ser feitas através de fichas de inscrições fornecidas pela Secretaria de Esportes do Clube e após o pagamento da taxa de inscrição, no valor de 30 reais.
Parágrafo Primeiro: Os associados que se inscreverem após o término das inscrições serão considerados suplentes, receberão nota conforme todos os atletas e terá a sua participação em caso de troca de atletas da mesma nota após a análise e aprovação da Comissão de Esportes do Campeonato de Voleibol.
Parágrafo Segundo: Caso seja solicitada a troca de atleta pela equipe do membro da comissão, este ou estes membros da equipe em questão não poderão participar da análise e aprovação.
Parágrafo Terceiro: A inclusão de atletas poderá ser feita até o final da 2ª fase, ou seja, não será permitida a inclusão de atletas nas fases Semifinal e Final.
Capítulo V – Das Disposições Gerais
Art.º8º - As partidas da 1ª fase serão disputadas pelo sistema de melhor de 3 (Três) sets, sendo que os 02 (dois) primeiros terão duração de 25 (vinte e cinco) pontos e o 3º Set de 15(quinze) pontos. Em todos os sets a diferença obrigatória para se fechar um set deverá ser de 02 (dois) pontos, não existindo pontuação limite para tal, exemplo: 26 x 24 / 27 x 25 / 39 x 37, 100 x 98, etc.
Art.º9º - Os jogos terão uma tolerância de 15 (quinze) minutos, contados a partir do horário determinado na tabela de jogo.
Parágrafo Único: Com o sentido de eliminar quaisquer dúvidas, anotamos que a tolerância será válida apenas para o 1º jogo da rodada (os jogos subsequentes não terão tolerância).
§ Caso a 1ª partida não seja realizada por qualquer motivo, a 2ª partida deverá ser iniciada no horário constante da tabela de jogos.
Art.º10º - AS PARTIDAS : NO CAMPEONATO MASCULINO E FEMININO CASO HAJA ACORDO ENTRE AS 4 EQUIPES PODERÁO SER FEITAS ALTERAÇÕES NOS HORÁRIOS DOS JOGOS ( NÃO É PERMITIDO MUDANÇA NA DATA DOS JOGOS), A SECRETARIA DE ESPORTES DEVERÁ SER INFORMADA ATÉ NA TERÇA FEIRA AS 12H ( SEMANA QUE ANTECEDE O JOGO) PARA QUE SEJA FEITA AS CONSULTAS E APROVAÇÃO DA MUDANÇA. NA FASE SEMIFINAL OS CONFRONTOS E HORÁRIOS DAS PARTIDAS ESTARÃO DEFINIDOS EM REGULAMENTO.
§Outra forma de mudança de jogos ou horários, ocorrerá somente em casos extraordinários e de absoluta força maior (EX.:Luto, Mal Súbito) poderá ser transferida uma partida com menos de 48 horas, compete a Secretaria de Esportes junto aos Diretores de Esportes e Comissão de Esportes tomarem tal decisão.
§ Quando circunstâncias imprevistas interrompem o jogo, o 1º Árbitro, juntamente com a organização decidirá acerca das medidas necessárias a fim de garantir que sejam reestabelecidas as condições normais para o seu prosseguimento ou a designação de uma nova data que será estabelecida pela diretoria de esporte.
§ A partida será reiniciada com os mesmos atletas,observada à pontuação do set no momento em que foi interrompida,mantendo as equipes os mesmos jogadores e suas posições. Os sets que já tiveram sido completados serão mantidos.
§ O procedimento acima citado será utilizado tanto nas partidas reiniciadas no mesmo dia, quanto naquelas transferidas para outro dia.
Capítulo VI – Dos Atletas
Art.º11º - O atleta que faltar 02 (duas) partidas poderá ser substituído, conforme a solicitação do Coordenador de sua equipe e aprovação da Comissão de Esportes.
§ O atleta de uma equipe que não chegar a jogar por esta, por motivo de contusão ou outro considerado aceitável pela Comissão de Esportes, antes do início do campeonato, poderá jogar por outra equipe.
§ O Coordenador poderá solicitar à Comissão de Esportes, a substituição do atletas que faltar 02(duas) partidas ou atleta que vier se machucar antes da segunda rodada e não tiver condição de continuar no campeonato. ( Nesse caso atleta lesionado deverá apresentar atestado médico).
§ A troca deverá ser efetuada através da nota de cada atleta, sendo que a mesma é determinada pela Comissão.
§ Os atletas que abandonarem a sua equipe durante o transcorrer do Campeonato como forma de protesto, poderá ficar suspenso, a critério da Comissão de Esportes.
Art.º12º - O coordenador que necessita de jogador como “Reforço” deverá solicitar a Comissão de Esportes somente após o término da 2ª Rodada da 1ª fase do Campeonato.
Art.º13º - A equipe que retardar a partida será penalizada através de seu coordenador com uma advertência verbal. No caso de reincidência será advertido por escrito e caso ocorra pela 3ª vez à equipe perderá 01 (um) ponto.
Art.º14º - O coordenador deverá fazer as alterações necessárias na equipe para que TODOS joguem.
Art.º15º - Todo atleta terá o dever de participar de, no mínimo, 01 (Um) Set (de 25 pontos) na partida, devendo o Coordenador de sua equipe fazer as alterações necessárias para que todos participem do jogo.
Art.º16º - Em caso de lesão durante os jogos, esse atleta poderá ser substituido e a equipe não sofrerá penalização mesmo que este não tenha participado de 01( Um) set (25 pontos) inteiro.
Art. º17º- fica liberado o número de substituições durante os jogos, podendo ser feita a critério da necessidade das equipes. Não sendo obrigatório a entrada no mesmo lugar do atleta que foi substituido.
§ Para que o atleta possa exercer o seu direito de jogar um set de 25 pontos, deverá estar presente na partida, antes do inicio do 2º Set. Caso já tenha iniciado o 2º set, esse atleta não poderá permanecer dentro da quadra ( banco de reservas) .
Art.º18º - Caso o Coordenador deixar de colocar algum atleta para jogar, mesmo após este haver manifestado sua vontade de participar do jogo, deverá comunicar o fato ao Representante da partida, que tomará as medidas necessárias para ser apreciada e julgada pela Comissão de Esportes.
§ Só poderá ficar em quadra atletas que tenham condições de jogo.
Art.º19º - Nenhuma equipe poderá ter menos de 7 altetas inscritos no seu total, titulares e reservas.
Capítulo VII – Da Classificação e Disciplina
Art.º20º - Na hipótese de uma equipe vencer a partida por W.O. além dos 03 (três) pontos ganhos, terá ao seu favor o placar de 2x0, com parciais de 25x00 e 25x00.
Art.º21º - No caso de W.O., além da derrota pelo placar de 2x0 (parciais 25x00
/ 25x00) a equipe infratora será penalizada com a perda de menos três pontos na tabela da classificação.
Art.º22º - No caso de abandono(encerramento antes do término da partida),a equipe infratora será penalizada pelo placar de 2x0 (50x00) e terá a perda de menos 2 pontos na tabela de classificação.
Obs: O atleta que abandonar a partida em forma de protesto, causando o encerramento do jogo, esse atleta estará automáticamente suspenso da próxima partida e será julgado pela comissão e respeitando o código disciplinar desportivo do clube.
Art.º23º - Todas as infrações serão apreciadas e julgadas pela Comissão de Esportes, com base no Código Brasileiro de Justiça e Disciplina Desportiva. As decisões serão irrevogáveis, irrecorríveis, irreversíveis e produzirão efeito imediato.
Art.º24º - Qualquer atleta vinculado à partida que venha a ser desqualificado, de qualquer partida, será imediatamente suspenso da próxima partida, além das penas que poderão ser impostas pela Comissão de Esportes e Diretoria da Associação Atlética Palmeiras, sujeito as penas previstas no Estatuto do Clube.
Art.º25º - A equipe que venha desrespeitar o Art. 18 será julgada pela Comissão de Esportes automaticamente terá os pontos anulados, Ex.: se a equipe venceu a partida será considerada derrotada. O coordenador será julgado e o atleta que não quis participar/ou não foi colocado em quadra serão julgados e poderão sofrer a suspensão que varia de 01 a 03 jogos
Art. 26º Advertência e Cartões
*Advertência Verbal – O árbitro deverá informar ao atleta e ao representante ( mesário) de forma clara, que o mesmo está sendo advertido que a próxima advertência será com aplicação de cartão.
CARTÃO AMARELO – Advertência Formal
- Motivo: Conduta antidesportiva leve (ex: reclamações persistentes, gestos desrespeitosos leves).
- Consequência: Advertência sem perda de ponto ou rotação.
- Aplicação: Apenas uma vez por equipe por set.
- Registro: É anotado na súmula oficial.
CARTÃO VERMELHO – Punição
- Motivo: Conduta antidesportiva grave, como:
- Desrespeito à arbitragem
- Uso de linguagem ofensiva
- Conduta agressiva
- Consequência: Perda direta de um ponto e saque para o adversário.
- Registro: Anotado na súmula.
- Sem necessidade de advertência prévia.
AMARELO E VERMELHO CARTÕES JUNTOS (Mostrados ao mesmo tempo, uma em cada mão) – Expulsão
- Motivo: Conduta extremamente ofensiva, mas sem agressão física (ex: insultos graves).
- Consequência: O jogador é expulso:
- Deve sair da quadra e da área de jogo até o fim do set.
- Não pode ser substituído no set em andamento.
- Sem perda de ponto adicional, mas a equipe joga com um a menos naquele set.
VERMELHO E VERMELHO - CARTÃO VERMELHO DIRETO (2º vermelho ou comportamento violento) – Desqualificação
- Motivo: Agressão física, tentativa de agressão, comportamento repetido extremo.
- Consequência: O atleta (ou membro da comissão) é desqualificado:
- Deve deixar a área de jogo e não pode retornar à partida.
- Pode haver sanções adicionais conforme regulamento da competição.
- A equipe pode substituí-lo, desde que tenha jogadores disponíveis.
Capítulo VIII – Da Premiação
Art.º27º - Serão oferecidos troféus e medalhas às equipes finalistas da seguinte forma:
- Troféu de Campeão;
- Troféu de Vice Campeão;
- Troféu de 3º Colocado;
- Medalhas as equipes Campeã, Vice Campeã, 3ª e 4ª Colocada.
Capítulo IX – Das Fases do Campeonato
Art.º28º - 1ª Fase - De Classificação:
- As equipes jogaram em turno único todas contra todas.
- Classificam-se para a fase seguinte as 04 equipes primeiras colocadas por pontos na tabela de classificação.
- Esta fase será disputada por pontos corridos.
Art.º29º - 2ª Fase - De Classificação:
- As 4 equipes classificadas jogaram em turno único todas contra todas.
- Essa fase será disputada por pontos corridos.
Item 1- Em caso de empate entre duas ou mais equipes , fica definido que a equipe com a melhor campanha na fase anterior, 1ª fase de classificação, ESTARÁ MELHOR CLASSIFICADA NESSA FASE. ONDE DEFINIRA OS 4 MELHORES CLASSIFICADOS PARA OS CONFRONTOS DA SEMIFINAIS.
Art.º30º - 3ª fase – Semifinais
A forma de cruzamento e a definição dos jogos ficam da seguinte forma.
1º jogo – 19h00
1º Colocado da 2ª Fase x 4º Colocado da 2ª Fase
2º jogo – 20h00
2º Colocado da 2ª Fase x 3º Colocado da 2ª Fase
- Nessa fase será melhor de um único jogo, sendo melhor de 05 (Cinco) Sets, onde a equipe vencedora se classificará para a disputa de Campeã e a equipe perdedora para a disputa de 3ª Colocada.
Art.º31º - 3ª Fase - Final:
- DISPUTA DE 3º COLOCADO – será melhor de um único jogo, sendo melhor de 03 (Três) Sets, onde a equipe vencedora será declarada 3 colocada.
- DISPUTA DE CAMPEÃ - será melhor de um único jogo, sendo melhor de 05 (Cinco) Sets, onde a equipe vencedora será declarada campeã.
Capítulo X – Critérios de Desempate
Art.º32º - Para fins de classificação deverá ser contada a seguinte pontuação:
- - Vitória - (2-0) 03 Pontos;
- - Vitória - (2-1) 02 Pontos;
- - Derrota - (2-1) 01 Ponto;
- - Derrota - (2-0) 00 Ponto;
- - W.O. - (25-0; 25-0) -03 Pontos;
- - Abandono - (25-0; 25-0) -02 Pontos.
Art.º33º - O critério de Desempate será o seguinte:
- Menor número de WO;
- Menor número de Abandono;
- Maior número de vitórias;
- Menor número de faltas (presença) de jogadores;
- Menor número de pontos sofridos;
- Maior número de pontos marcados;
- “Set Average” (Marcados/Sofridos);
- Saldo de pontos marcados;
- Confronto direto
- Sorteio
Art.º34º Perderá direito ao Critério de Desempate:
- A equipe que abandonar o jogo antes do final da partida;
- A equipe que cometer “WO”;
Capítulo XI – Das Disposições Finais
Art.º35º - Uniforme das Equipes: Todos os atletas deverão utilizar camisas iguais com números impressos nas costas e não sendo obrigatório o uso das bermudas iguais.
Art. 36º FUNÇÕES DOS ARBITROS
1º ÁRBITRO (Árbitro Principal)
É o árbitro de autoridade máxima na partida. Fica em pé sobre a cadeira de arbitragem, de frente para a mesa de controle.
Funções principais:
- Inicia e termina os rallies (pontos).
- Decide todos os lances relacionados à bola (se entrou, saiu, toque na rede, etc).
- Pode reverter decisões do 2º árbitro ou do apontador, se necessário.
- Aplica cartões disciplinares (amarelo, vermelho).
- Valida substituições, tempos técnicos e pedidos de tempo.
- Confirma se os saques estão corretos (ordem e execução).
- Decide se há toque na rede, invasão por cima da rede e bola fora do espaço de jogo.
- Decide quem vence o ponto após cada jogada.
📌 Tem a última palavra em qualquer disputa sobre as regras.
2º ÁRBITRO (Árbitro Assistente)
Fica em pé do lado oposto ao 1º árbitro, entre a rede e a mesa de controle, no chão.
Funções principais:
- Observa toques na rede e na antena do lado oposto ao 1º árbitro.
- Controla as substituições e pedidos de tempo (verifica se estão dentro das regras).
- Monitora o comportamento dos bancos das equipes e comissão técnica.
- Acompanha invasões por baixo da rede e posições incorretas.
- Verifica se o levantador ou líbero estão em posição regular.
- Auxilia o 1º árbitro e pode sugerir revisões, mas não pode sobrepor sua decisão.
- Observa toques do bloqueio e jogadas simultâneas próximas à rede.
📌 É o “olho complementar” do 1º árbitro, vendo o que ele não consegue ver.
Colaboração entre os dois:
- Trabalham em sintonia com o apontador (mesário).
- Devem manter comunicação visual e, quando permitido, gestual ou via rádio.
- O 2º árbitro pode sugerir, mas o 1º árbitro toma as decisões finais.
FUNÇÕES DO MESÁRIO (Apontador)
1. Registrar a súmula oficial
- Anota:
- Nome e número dos jogadores.
- Nome do técnico e comissão técnica.
- Resultados de cada set (ponto a ponto).
- Pontuações parciais.
- Quem sacou primeiro.
- Encerramento e resultado final.
2. Controlar a rotação dos jogadores
- Confere as posições iniciais dos jogadores (de acordo com o papel de rotação entregue).
- Informa ao 2º árbitro se houver erro de rotação.
3. Registrar substituições e tempos
- Marca todas as substituições feitas por cada equipe.
- Anota os tempos técnicos e tempos solicitados pelos técnicos (30 segundos).
- Informa ao 2º árbitro quando o número máximo de substituições ou tempos for atingido.
4. Anotar punições disciplinares
- Registra todos os cartões aplicados (amarelo, vermelho, expulsão ou desqualificação).
- Informa na súmula:
- Jogador punido
- Motivo
- Set e pontuação no momento do cartão
5. Auxiliar no controle do placar
- Trabalha em conjunto com o operador do placar eletrônico (quando houver).
- Garante que o placar da súmula e o do painel estejam corretos e sincronizados.
6. Comunicar erros ao árbitro
- Caso observe alguma irregularidade, como erro de rotação, excesso de substituições ou falha no registro, o anotador informa imediatamente ao 2º árbitro.
CATEGORIA | IDADE | ALTURA DA REDE |
FEMININO MASCULINO | A PARTIR DE 14 ANOS A PARTIR DE 14 ANOS | 2,24M 2,43 M |
COMISSÃO DE TROCA DE ATLETAS
FEMININO:
LARISSA PACHECO
LUCIANE MARIANO
CLAUDIA CRISTINA
ADRIANA DIAS
TATI BETTO
FLAVIA RAQUEL
MASCULINO
JACKSON
LUIZ PAULO
PAULO MASCARO
LUIZ VICENTE
LUCAS
JOSE LUIZ MIRANDA – DIRETOR DE ESPORTES
JUVENIL DE SOUZA SILVA – DIRETOR DE DE ESPORTES
MARCOS F. MARTINELLO - COORDENADOR